Pela primeira vez em 91 anos, mulher assume a presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul

02/03/2024

Eremi Melo, 59 anos, comanda entidade em mês dedicado a pautas e lutas femininas

O mês de março será marcado pela posse da primeira mulher em 91 anos de história de uma das entidades de classe mais representativas da Serra. Eremi Melo, 59 anos, assumiu a presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região nesta sexta-feira (1º). Ela é irmã do atual presidente, Assis Melo, de quem partiu a ideia da transmissão de cargo, aprovada por unanimidade pela diretoria executiva. A permanência dela à frente da entidade vai durar um mês, sendo que a gestão de Assis na presidência segue até 2027.

Trabalhadora da Mundial S.A. desde 1989, ainda na época em que se chamava Metalúrgica Eberle, Eremi integra a diretoria do sindicato desde 1992, quando participou de uma greve realizada na cidade. Em 1996, ela assumiu a formação, e posteriormente, o Departamento Feminino. Ela também atuou na Secretaria Geral do Sindicato dos Metalúrgicos e na Secretaria de Formação e Cultura da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) Nacional. Ela  lembra que quando assumiu o Departamento Feminino na entidade era a única integrante  mulher:

— Os nossos departamentos são constituídos por 12 pessoas, e na época não tinha 12 mulheres para compor o Departamento Feminino. Então, ele foi composto por 11 homens e eu era a única mulher. Mesmo assim, a gente conseguiu fazer um bom debate da construção do papel das mulheres no movimento sindical, em especial na categoria metalúrgica, que é mais composta por homens. Nós sempre lutamos pela emancipação das mulheres, e ela não é feita só por nós, é feita pelos homens e pelas mulheres — ressalta a presidente.

Eremi também destaca que na última eleição foi ampliado o número de mulheres na diretoria executiva e na diretoria plena do sindicato. Questionada se a posse provisória é uma preparação para suceder Assis Melo, ela ressalta que é um momento de construção e diálogos para o futuro:

— É a primeira vez que uma mulher assume e tem essa simbologia para o mês de março. No primeiro momento, sigo nesse mês. É uma construção conjunta para marcar as lutas das mulheres. Talvez seja algo para se construir para o futuro, mas temos muitas lideranças importantes na nossa categoria, então, vamos ver daqui para frente qual a avaliação da nossa diretoria e dos integrantes do nosso sindicato sobre o assunto.

Após passar o cargo a Eremi, Assis Melo ressalta que é essencial mostrar a importância da atuação feminina em todos dos setores da sociedade:

— Precisamos cada vez mais desta participação feminina e mostrar o espaço da mulher na categoria e no movimento sindical. As mulheres têm o seu lugar aqui no sindicato e nós estamos reforçando as lutas histórica das mulheres —afirma.

Luta pelas mulheres

A questão do assédio moral e sexual é um dos assuntos que Eremi pretende acompanhar ainda mais intensamente durante a gestão.

— Os desafios maiores são voltados à área da saúde da mulher e ao respeito no mundo do trabalho. Sofremos muito em função do assédio moral e sexual dentro das empresas, e não apenas nas metalúrgicas. Percebo que os casos estão cada vez mais disseminados em diversos ambientes de trabalho e é uma luta que vamos avançar. Outra questão que vamos fiscalizar é se a lei de igualdade salarial é respeitada nas nossas indústrias para garantir esse direito às mulheres — adianta.

Outra demanda que ela pretende acompanhar de perto é a garantia de escola infantil, visto que hoje a garantia é para a mãe, mas o pai que atua nas metalúrgicas não tem o mesmo direito.

— Temos que lutar para mudar essa questão, para que o pai que é metalúrgico também tenha melhores condições de matricular a criança em uma escola de qualidade. Não pude ser mãe por problemas de saúde, mas sou mãe de muitos sobrinhos e luto pelos filhos das minhas colegas e dos meus colegas para que eles sejam bem cuidados. Luto pelo futuro das nossas crianças. Essas questões estão no nosso horizonte e são lutas que vamos intensificar — afirma a presidente.

Marco para a entidade

Para o historiador Saulo Velasco, autor do livro “100 anos de Lutas, A História dos Metalúrgicos de Caxias do Sul”, a posse de Eremi é um marco significativo na luta pela igualdade de gênero e na história da luta de classes.

— Esta conquista não apenas desafia as normas de gênero em setores tradicionalmente masculinos, mas também abre caminho para que mais mulheres assumam papéis de liderança em diversas esferas da sociedade.

Ele ressalta ainda que a posse, durante o mês de março, celebra as conquistas das mulheres na luta por direitos iguais, mas também destaca a necessidade contínua de empoderar e apoiar as mulheres:

— Inspira outras mulheres a perseguirem objetivos, independentemente das barreiras de gênero que possam encontrar. A Eremi tem sua trajetória marcada pela luta e pela busca de uma sociedade mais justa e igualitária e neste momento entra para a história do movimento operário de Caxias do Sul, do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Programação para o mês de março

Diversas atividades estão programadas pelo sindicato para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. A ideia é conscientizar a sociedade sobre a existência e importância da data. A campanha do sindicato foi lançada nesta sexta com a posse de Eremi. O tema é Superação “Na luta para que direitos e equidade não sejam sempre histórias de superação”.

Durante o mês diversas mulheres vão contar histórias de superação por meios dos canais de comunicação do sindicato. Já no dia 8 de março haverá caminhada em Defesa da Saúde das Mulheres, com concentração a partir das 9h na praça Dante Aligheri. Já às 19h está programada uma sessão de cinema, com exibição do filme As Sufragistas, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos. Depois da sessão, haverá um debate coordenado pela historiadora Vânia Herédia e convidadas. Todas as atividades são gratuitas e serão divulgadas nas redes sociais do sindicato.

Fonte: gauchazh.clicrbs.com.br