Com maior volume de alagamentos desde 1981, Sorocaba decreta estado de calamidade

21/01/2024

Só nas últimas 24 horas, foram registrados 192 milímetros de chuva no município, segundo a Defesa Civil

A cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, decretou estado de calamidade por causa das fortes chuvas neste sábado (20). Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, só nas últimas 24 horas foram registrados 192 milímetros na região.

Sorocaba foi a cidade mais atingida pelas chuvas no estado de São Paulo, que está em alerta para temporais até este domingo (21).

Segundo levantamento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba, desde 1981 não se registrava na cidade um volume de alagamento nas proporções como o deste sábado, sobretudo nas regiões do Parque das Águas e Jardim Faculdade.

Por causa dos estragos provocados pelos alagamentos, a prefeitura de Sorocaba decretou estado de calamidade.

A chuva matou uma mulher, arrastou carros, alagou ruas e derrubou muros.

“O objetivo é minimizar os efeitos causados pelas chuvas. O decreto [de calamidade] permite executar uma série de ações emergenciais relacionadas à reabilitação dos cenários locais. Temos realizado uma série de medidas antienchente na cidade, como obras de desassoreamento, construção de travessias sobre córregos e reservatórios de cheias, que foram fundamentais para que a situação não fosse ainda mais grave”, disse o prefeito Rodrigo Manga.

A chuva que atingiu a cidade durante a madrugada causou uma enxurrada na Avenida Juvenal de Campos, que carregou um veículo com dois ocupantes. Uma das pessoas, uma idosa de 74 anos de idade, ficou presa no interior do carro e não sobreviveu.

O Hospital Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), no mesmo município, teve parte do piso térreo alagada. Pacientes tiveram que ser remanejados para os andares superiores do hospital. Na cidade, houve ainda registro da queda de um muro do Hospital Evangélico Sorocaba.

A Polícia Militar de São Paulo e o Corpo de Bombeiros informaram que estão fazendo um mutirão neste sábado para a recuperação das instalações do hospital Gpaci. Mais de 40 agentes estão participando da ação. A equipe, formada por policiais militares e bombeiros, além de voluntários da Escola de Soldados, está realizando a limpeza e a desobstrução de alas do hospital.

Fonte: CNN