Sindicato dos Vigilantes de Sorocaba

Sindicato dos Vigilantes de Sorocaba e Região

Polícia e Receita Federal cumprem mandados de busca e apreensão em casas e empresas de Sorocaba

11/12/2023

Dez mandados de busca e apreensão são cumpridos em Sorocaba (SP) na Operação Asseio, que investiga possível lavagem de dinheiro através de contrabando de cigarros.


 

A Polícia Federal e a Receita Federal cumprem dez mandados de busca e apreensão em Sorocaba (SP) nesta quarta-feira (6). Os mandados foram expedidos pela 10ª Vara Federal Criminal em São Paulo e são cumpridos em casas de pessoas físicas e empresas de pessoas jurídicas. A Operação Asseio investiga possível lavagem de dinheiro através de contrabando de cigarros.

O contrabando de cigarros foi praticado por uma organização criminosa desarticulada nos anos de 2018 e 2019, através das Operações Homônimo e Soplona, feita pela Polícia Federal também em Sorocaba.

De acordo com as investigações, aproximadamente R$ 6 milhões foram lavados no período de 2017 a 2022, através de valores para contas bancárias de pessoas jurídicas, algumas possivelmente de fachada, além de saques e depósitos de altos valores em dinheiro vivo.

Além dos mandados de busca e apreensão, foram determinadas pela Justiça ordens de sequestro de bens e ativos dos investigados, até o limite do valor estimado da lavagem.

Os investigados podem responder pelo crime de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, previsto no art. 1º da Lei 9.613/98, em que a pena é de três a dez anos de prisão, além de multa.

Fonte: G1 Sorocaba

OUTRAS NOTÍCIAS (ver todas)