SAP assume 100% a escolta de presos a partir de segunda-feira

15/04/2023
Medida libera policiais militares para atividades de patrulhamento ostensivo e preventivo em tempo integral

A partir de segunda-feira (17), a Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (SAP) assumirá 100% as escoltas de presos em território paulista. A medida vai liberar os policiais militares para as atividades regulares de patrulhamento ostensivo e preventivo em tempo integral em todo o Estado. Essa tarefa era compartilhada entre os agentes da SAP e a Polícia Militar.

Na região central do Estado, as bases de escolta da SAP foram instaladas nos municípios de Sorocaba, Itapetininga, Itirapina, Hortolândia, Jundiaí e Limeira.

Os agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs) participaram de um treinamento de apresentação de viaturas, que contou com orientações quanto à manutenção e conservação dos veículos, normas vigentes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além de deslocamento em comboio realizado em perímetro urbano e rodoviário.

Na capital, o modelo de escolta pela SAP já funciona desde 2014. Para ampliar esse serviço para todo o Estado, 1.586 agentes de escolta e vigilância foram transferidos para as 22 bases estrategicamente distribuídas pelo interior paulista. Foram investidos mais de R$ 50 milhões na aquisição de 191 novas viaturas e armamentos específicos. Dados da SAP indicam que mais de 90 mil escoltas são realizadas, em média, anualmente.

Com a SAP à frente do serviço, o efetivo da Polícia Militar será redirecionado para as atividades exclusivas de policiamento preventivo e ostensivo, reforçando a presença policial e a segurança da população em todas as regiões do Estado.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul