Criminosos fazem família de vigilante e tesoureiro reféns para tentar roubar banco no ES

09/08/2023

De acordo com a Polícia Militar, a ação durou cerca de seis horas. Os vizinhos do tesoureiro perceberam uma movimentação estranha e acionaram a polícia. Os criminosos fugiram com quatro reféns, que foram deixados amarrados em Minas Gerais.

Quatro criminosos armados invadiram a casa de um vigilante de um banco em Montanha, no extremo Norte do Espírito Santo, e fizeram toda a família refém na tarde deste domingo (6). De acordo com a Polícia Militar, o grupo queria roubar um banco do município e, durante a ação, que durou cerca de seis horas, também renderam o tesoureiro da agência, após o vigilante ser obrigado a ligar para o profissional e dizer que precisava de um favor.

De acordo com a Polícia Militar, aos criminosos invadiram a residência do vigilante por volta das 14h de domingo, portando dois revólveres.

Na ação, mantiveram o vigilante, junto com a esposa e os filhos, reféns até as 20 horas. Neste horário, o obrigaram a ligar para o tesoureiro da agência e dizer que precisava resolver uma situação, fazendo com que o profissional fosse até a casa onde a família estava em cárcere privado.

De acordo com a polícia, o tesoureiro foi à casa do vigilante após a ligação, momento em que também foi feito refém. Quando estavam juntos, os criminosos forçaram o vigilante e seus familiares a irem para a casa do tesoureiro.

Apesar das horas de tensão, ninguém ficou ferido. Até a publicação desta reportagem, ninguém também havia sido detido.

Tesoureiro e esposa também foram feitos reféns

Segundo relato do tesoureiro para a polícia, os sequestradores pretendiam passar a noite com a família dele como reféns para que na manhã desta segunda-feira (7) o funcionário do banco fosse até a agência e e recolhesse dinheiro em depósito e entregasse em lugar a ser definido pelos criminosos.

A polícia explicou ainda que este "modus operandi" é conhecido como crime do “Sapatinho”, no qual um funcionário do banco, mediante o sequestro de familiares, é obrigado a entregar o dinheiro aos bandidos sem chamar a atenção.

Vizinhos acionaram a polícia

De acordo com a Polícia Militar, os vizinhos perceberam a movimentação estranha na residência do tesoureiro e acionaram a polícia.

A corporação informou que enviou equipes de serviço para averiguar a situação, momento em que os criminosos abandonaram o tesoureiro e a esposa, e fugiram do local sequestrando o vigilante e a família dele. Uma arma registrada e o carro do tesoureiro foram roubados. Nenhum valor do banco foi roubado.

De acordo com a polícia, o vigilante e o filho foram localizados no município vizinho de Nanuque, em Minas Gerais. Já a esposa e a filha do vigilante foram localizadas amarradas e vendadas em uma plantação de eucalipto, no estado de Minas Gerais, próximo a uma estrada que dá acesso ao distrito de Itabaiana, em Mucurici, no Espírito Santo.

Indícios de que os criminosos sejam de Minas Gerais

Questionada sobre o crime, a Polícia Civil informou que deu início à investigação e que a inteligência da Polícia Militar realiza levantamentos para identificar e prender o grupo.

Ainda de acordo com a PC, há indicação de que o grupo criminoso seja oriundo do Estado de Minas Gerais e é verificado ainda se a prisão de três indivíduos, portando armas, máscaras e que estavam com um veículo com restrição de roubo no dia anterior em Montanha possa ter relação com o fato em questão.

O Sicoob ES vem a público se manifestar sobre a ocorrência na agência no município de Montanha e informar que os profissionais e seus familiares estão bem fisicamente e com segurança. Além disso, estão recebendo todo o suporte necessário por parte da instituição, garantindo o acolhimento e assistência adequada.

Nenhum valor foi levado da instituição e não houve acesso às instalações. As atividades na agência não foram interrompidas, e a população e associados continuam contando com todos os nossos serviços e atendimento.

O Sicoob ES reafirma seu compromisso com os valores cooperativistas, colocando sempre as pessoas em primeiro lugar.