A força dos sindicatos nas negociações coletivas

06/07/2023

Segundo os dados do Salariômetro, da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), divulgados na quarta-feira, 28 de junho, nove em cada dez reajustes salariais garantidos pelos trabalhadores a partir de negociações e convenções coletivas, no mês de maio, superaram a inflação acumulada nos 12 meses anteriores.

Os aumentos deste ano, em média, foram de 1,5 ponto percentual maiores que o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Conforme a Fipe, a média dos reajustes do mês passado foi de 5,3%. Já a inflação acumulada nos 12 meses anteriores foi de 3,8%. Sendo o maior ganho real em um mês na parcial de 2023. Somente 1,4% dos reajustes de maio ficaram abaixo da inflação. Outros 6,7% foram iguais ao INPC.

MELHORA PARA O TRABALHADOR

Este levantamento de 2023 traz números melhores do que os registrados no ano passado. Nos primeiros cinco meses do ano, 74,7% dos reajustes negociados ficaram acima da inflação. No mesmo período de 2022, foi menor, 19,5%.

SEJA SÓCIO E FORTALEÇA O SINDICATO

Para o secretário-geral do Sindicato, Manoel do Cavaco, os bons resultados das negociações coletivas mostram a importância da atuação sindical na vida dos trabalhadores. “Negociar é uma das dimensões dos sindicatos para se chegar a acordos ou regulações que se traduzem em conquistas à classe trabalhadora”, diz Manoel.

O secretário-geral também pede apoio da categoria na manutenção estrutural da entidade. “Muitos ainda não se convenceram do papel fundamental do Sindicato para o avanço de melhorias. Por isso, são importantes esses dados das negociações coletivas. Provam que, ao contar com um sindicato atuante, os companheiros e companheiras só tem a ganhar. Precisamos de mais sócios e sócias para fortalecer a nossa luta.”

Fonte: Força Sindical