Trabalhadores da construção civil de São José do Campos fortalecem luta sindical

21/04/2023
Nova diretoria sindical toma posse e traça novas lutas para fortalecer classe trabalhadora joseense e do litoral norte paulista

A nova direção do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção, Mobiliário e Montagem Industrial de São José dos Campos e Litoral Norte (Sintricom) tomou posse no último sábado, 15 de abril, na Casa de Cultura Caipira Zé Mira.

A cerimônia na cidade de São José dos Campos (SP) reuniu aproximadamente 150 pessoas, com a participação das principais lideranças políticas e sindicais da região, além de dirigentes da CUT-SP, como o secretário-geral, Daniel Calazans, e o secretário de Relações do Trabalho, Wagner Menezes.

A diretoria é formada por 23 representantes. À frente do sindicato, o presidente Marcelo Rodolfo da Costa comandará a entidade na gestão de 2023 a 2027.

“Vamos resgatar a atuação do sindicato junto à base e na relação com os movimentos sociais, na defesa e no amparo dos trabalhadores, principalmente do setor da construção civil. A outra gestão não fez um bom trabalho. Têm vários canteiros de obras hoje que não recebem a visita do sindicato há dois anos. Vamos atuar nisso, fiscalizar as obras e o cumprimento dos acordos e convenções coletivas”, afirma o novo presidente.

Para o secretário de Relações do Trabalho da CUT-SP e do ramo dos transportes, Wagner Menezes, o Marrom, a eleição da nova diretoria representa um avanço importante na luta sindical na região.

“O sindicato estava sob intervenção judicial, mas agora voltará para as mãos da classe trabalhadora, o que permitirá o resgate do trabalho de base, o acompanhamento e o diálogo nos locais de trabalho”, avalia.

A intervenção judicial citada pelo dirigente teve como objetivo garantir uma nova eleição de forma transparente, considerando os erros da direção anterior. O pleito ocorreu no dia 30 de março, com 525 votos, dos quais 487 foram direcionados à chapa vitoriosa.

“O sindicato volta a ser filiado à CUT, atuando com compromisso na luta por direitos trabalhistas e pela democracia. Estivemos lado a lado apoiando essa mudança, assim como continuaremos solidários às lutas que serão empreendidas daqui para frente, garantindo principalmente campanhas salariais fortes”, afirma o coordenador da subsede da CUT-SP no Vale do Paraíba, José Carlos.

Fonte: CUT