Vigilante ajudou criminosos a fraudar INSS em Penedo, mas não recebeu pagamento, diz delegado

21/09/2023

Criminosos instalaram "chupa-cabra" nas máquinas, causando prejuízo de R$ 2,64 milhões. Segundo a PF, vigilante disse que só receberia o dinheiro se o golpe desse certo, mas esquema foi descoberto.

O vigilante que facilitou a entrada de um criminoso em uma agência do INSS em Penedo, Alagoas, para instalar um "chupa-cabra" e dar início a uma fraude milionária disse à Polícia Federal (PF) que aceitou receber o pagamento após o golpe, mas que não recebeu valor nenhum. O nome do vigilante não foi divulgado.

"Em seu depoimento, ele esclarece que teria aceitado alguns valores caso o golpe tivesse dado certo. Ele não admite ter recebido nenhum valor, mas que a promessa [de receber dinheiro após o golpe] foi aceita e por isso ele franqueou o acesso do técnico para instalar o dispositivo", afirmou o delegado da PF, Jorge Eduardo.

Segundo a investigação, os criminosos colhiam dados através do equipamento "chupa-cabra", instalados em terminais autoatendimento na Agência da Previdência Social em Penedo para conseguir benefícios de forma ilegal, causando um prejuízo de R$ 2,64 milhões.

O delegado explicou que imagens do circuito interno de câmeras da agência permitiram que a polícia esclarecesse a forma como o grupo agia.

"A investigação identificou que houve contribuição do vigilante da agência, que permitiu que uma pessoa de fora, um técnico, tivesse acesso [à agência] em um dia de domingo para poder fazer a instalação do dispositivo ['chupa-cabra']", explicou o delegado da PF.

A fraude acontecia na concessão de benefícios previdenciários desde o final de 2022. Essas reativações fraudulentas iriam gerar um prejuízo de R$ 105.270.252,20 em pagamentos. Porém, o INSS conseguiu impedir o recebimento de R$ 102.629.563,13.