NOTA TAXA SELIC - Queda tímida e insuficiente

01/11/2023

A Força Sindical considera extremamente tímida a queda de apenas 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros. Os juros, vale ressaltar, continuam em patamares proibitivos. A taxa que agora é de 12,25% ainda inibe o consumo, trava o crédito e a geração de empregos. É uma queda insuficiente!

Entendemos que, com esta pequena queda,  o Banco Central perdeu uma ótima oportunidade de fazer uma drástica redução na taxa básica de juros.  A queda da Taxa Selic está acontecendo de forma muito lenta com excesso de gradualismo conservador, o que irá prejudicar a economia neste final de ano.

Os juros altos sangram o país e inviabilizam o desenvolvimento, portanto, alguns tecnocratas do BC continuam inibindo o crescimento do País.

Lamentamos ter faltado ousadia a favor do Brasil ao se adotar uma redução mais enérgica. Isso sim, seria uma decisão pelo Brasil, pela geração de empregos e pela produção.

Os juros altos consomem e restringem consideravelmente as possibilidades de crescimento do país.

Miguel Torres
Presidente da Força Sindical