Saiba como ficou a variação de preço dos produtos da cesta básica sorocabana

09/04/2023
Em março, o sorocabano pagou menos 0,95% nos 34 itens analisados no estudo da Universidade de Sorocaba; preço dos insumos diários continua alto e, ao todo, uma cesta chega a custar R$ 1.036,62

Em março, a cesta básica teve uma queda de 0,95% em relação a fevereiro. Isso significa, no bolso do trabalhador, que os insumos diários custaram cerca de R$9 a menos. O valor total da cesta, com os 34 itens estudados pelo Laboratório de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade de Sorocaba (Uniso), continua caro. O sorocabano desembolsou R$1.036,62 para custear uma compra com produtos de alimentação, higiene do lar e pessoal.
Os grupos de bens que compõem a cesta básica sorocabana apresentaram, em março de 2023, as seguintes variações de preço em relação ao mês anterior: alimentação (-1,16%), limpeza (1,29%) e higiene pessoal (-0,42%).

Dos 34 itens que compõem a cesta básica sorocabana, 13 deles apresentaram alta no preço em março de 23. Entre os três itens que apontaram maiores altas no mês de março em relação a fevereiro foram o feijão (5,10), vinagre (4,11%) e a linguiça fresca (3,41%).

Já entre os produtos que contribuíram diretamente para a queda do preço da cesta estão a batata (-12,46%), que passou de R$ 6,02 (kg) para R$ 5,27 (kg); a cebola que ficou 10,87% mais barata e a margarina com queda de -4,18%. Para o Laboratório de CSA da Uniso, esses produtos – principalmente a batata e a cebola – baratearam por conta do que chamam de “período das águas”.

“A tendência de queda do preço da batata e da cebola, já percebida no mês anterior, se deve, no caso da batata, por estarmos na época de sua principal safra, que ocorre no ‘período das águas’, o que melhora a oferta deste produto tradicionalmente no início do ano e, consequentemente, os preços ofertados ao consumidor. Em relação à cebola, a queda está associada também à maior oferta, especialmente no sul do país”, esclarece o relatório.

Carne

Outra tendência identificada no estudo é a queda do preço da carne bovina de 1ª e a estabilidade na carne de 2ª em relação ao mês de fevereiro. Apesar de não estarem entre as maiores quedas percentuais observadas, representam importante contribuição relativa na composição dos gastos das famílias, colaborando de forma significativa para a queda observada no preço final da cesta básica sorocabana em março.

Números até agora

No primeiro mês de 2023, a cesta básica sorocabana fechou cotada a R$ 1.057,04, com alta de 0,73 % em relação a dezembro de 2022, seguida por uma queda de 1,00% em fevereiro, passando dos R$ 1.057,05 de janeiro para R$ 1.046,53 de fevereiro, o que representou R$ 10,52 pagos a menos pelo consumidor. Em março, a cesta básica sorocabana seguiu em queda de 0,95 em relação a fevereiro, com valor mensal de R$ 1.036,62.

Fonte: Sindicato dos metalurgicos de sorocaba e região