Diálogo entre pais e filhos faz a diferença, diz delegado de crimes cibernéticos

15/04/2023

Com o aumento de denúncias sobre supostas ameaças de ataques em escolas, o delegado Carlos Afonso Gonçalves da Silva, responsável pela Divisão de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil, orienta os pais a ampliar o diálogo e o controle sobre o conteúdo que os filhos veem nas redes sociais, seja pelo computador ou pelo celular.

Com 36 anos de experiência no cargo, o delegado comanda o trabalho de inteligência nas redes sociais e afirma que a Polícia acompanha atentamente cada denúncia que surge. Segundo Carlos Afonso, há um crescimento de informações sobre supostos ataques em aplicativos de mensagens, mas é importante que os pais chequem a fonte das informações e não compartilhem desinformação e notícias antigas que geram clima de alarmismo nas famílias.

“O primeiro ponto é a aproximação dos pais com os filhos por meio do diálogo. E, como medida preventiva para garantir a segurança das crianças e jovens, eles precisam saber o conteúdo que os filhos veem no computador e celular. É possível fazer este controle inclusive de forma remota por aplicativos”, esclarece o delegado, que ainda complementa: “O momento exige serenidade e atenção redobrada. Há muitas notícias que circulam com fotos que são montagens ou que são de outros casos de atentados e que não correspondem à realidade. É preciso checar a fonte das informações antes de compartilhar”.

Segurança & Educação
Na quinta-feira (13), em visita à Escola Estadual Thomazia Montoro, na capital, o governador Tarcísio de Freitas anunciou investimentos de R$ 240 milhões para ampliar a segurança e o acolhimento nas escolas. Serão contratados 550 psicólogos, que passarão a atuar na rede estadual de ensino por meio do programa Psicólogos na Educação.

O Estado ainda vai contratar mil seguranças privados desarmados. Os profissionais vão atuar como vigilantes, criando vínculos com alunos e professores e ajudando na identificação de situações que possam interferir na segurança do ambiente escolar. As medidas são fruto de um trabalho que integra a Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria da Educação.

Nova opção no app 190
A Polícia Militar também atualizou o aplicativo “190 SP” para o registro de ocorrências com a opção “Segurança Escolar”, que dá atendimento prioritário nos chamados de emergência. A nova funcionalidade pode ser acionada de qualquer cidade do Estado e o seu chamado vai ser imediatamente direcionado às equipes mais próximas do local, sem precisar passar pela etapa do atendimento telefônico por meio do 190.

O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS. No primeiro acesso, a pessoa precisa fazer um cadastro e, a partir daí, é só informar o seu CPF e a senha escolhida. Na hora de passar informações o usuário pode escolher se a denúncia será de forma anônima ou não.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul