Reorganizar sindicatos e gerar renda são prioridades, diz Sérgio Nobre

13/08/2023

Presidente nacional da CUT, participou da abertura do 17º CECUT do Rio de Janeiro e destacou também a defesa da democracia como pauta permanente da maior central sindical do país

O presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre, participou nessa quinta-feira (11) da abertura do 11º Congresso Estadual da CUT-RJ (CECUT) e elencou o que julga serem as prioridades para o movimento sindical no próximo período.

Segundo ele, a Central, que completa 40 anos em 2023, tem a missão de, assim como fez quando surgiu, reorganizar a luta da classe trabalhadora.

“Nosso modelo de atuação foi criado há 40 anos para representar quem tinha carteira assinada, quem era concursado e hoje metade não está nessa condição. Precisamos trazer esse povo para dentro da organização sindical”, apontou.

Sérgio Nobre lembrou das dificuldades vividas pelos sindicatos durante a pandemia e o papel fundamental que tiveram junto à população como pontos de apoio para arrecadação de alimentos, material de higiene e de orientação, além da defesa do auxílio emergencial de R$ 600, três vezes mais do que o governo do ex-presidente inelegível Jair Bolsonaro (PL) queria propor.

O presidente destacou também que a CUT tem como pauta permanente a luta pelo acesso dos trabalhadores e trabalhadoras à saúde e educação pública e de qualidade e sublinhou a importância da manutenção da democracia para que isso aconteça.

“Ganhamos as eleições, mas foi um processo muito apertado. A direita, que perdeu, não vai esquecer e quer voltar, fizeram governos importantes no Rio Grande do Sul, Goiás, São Paulo e aqui no Rio de Janeiro e primeira batalha será ano que vem – referindo-se às eleições municipais. Precisamos ampliar nossa votação e criar condições para eleger presidente lula em 2026”, lembrou.

Juros precisam cair

Também presente na abertura do encontro, a vice-presidenta da CUT, Juvândia Moreira, lembrou das políticas privatistas de Bolsonaro e dos cortes de investimento feitos nas áreas de educação e ciência.

Outras frentes

Ainda durante o debate a mesa de abertura de análise de conjuntura, o advogado Maximiliano Garcez falou sobre as políticas públicas internacionais no combate à poluição e ressaltou que o pobre paga pela poluição que não é causada por ele e que o meio não o beneficia.

Historiadora de causas de gênero e raciais, Wânia Sant'Anna, falou sobre a organização da classe trabalhadora e ressaltou que há muito a avançar em relação à desigualdade de gênero e racial no mercado de trabalho.

"Ser uma sociedade racista, com certeza, ajuda construir uma sociedade fascista. É um passo", disse.

Economista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mauro Osório, apontou que o estado está escasso de empregos com carteira assinada e vive uma crise política. Segundo dados apresentados por ele, mais de 400 mil empregos de carteira assinada foram perdidos.

Fonte: CUT