Tarcísio de Freitas manda aumentar tarifa de trem e metrô em SP para R$ 5

15/12/2023

Novos valores da tarifa passam a valer em 1º de janeiro de 2024. Aumentos nas tarifas de ônibus dependem da decisão do prefeito de cada cidade

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), seguindo a linha neoliberal econômica, decidiu dar um presente de grego de final do ano para a população ao mandar reajustar os preços das passagens de metrô e trens que circulam na capital e nas cidades contempladas pelas linhas de trens da CPTM, que se interligam pelos trilhos.

O aumento é de R$ 0,60 passando a tarifa de R$ 4,40 para R$ 5,00, a partir de 1º de janeiro de 2024. A informação foi da TV Globo e, apesar de não ter sido anunciada oficialmente, segundo a emissora fontes do governo estadual confirmaram a decisão.

Para Tarcísio a tarifa congelada desde 2020 “está prejudicando a saúde financeira das empresas” e ele não quer dar subsídios. Segundo o governador paulista, a tarifa “está congelada há muito tempo, a gente tem como fazer conta. Quanto mais tempo congelada, mais subsídio, e eu preciso tirar de alguma política pública. Então tem que por na balança, não tem almoço de graça. Se a tarifa não subiu, o custo subiu", disse o governador, segundo o Porta UOL.

Na capital, com o sistema de integração entre as passagens de ônibus e das linhas férreas seguem o mesmo valor. Confira os preços:

Dinheiro R$ 4,40
Crédito Eletrônico Comum R$ 4,40