Em SP, sindicatos realizam mobilização por avanços na Campanha Salarial 2023

30/09/2023

Assembleias foram realizadas pelas entidades sindicais filiadas à FEM-CUT/SP; categoria cobra aumento real e direitos

Os sindicatos filiados à Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT-SP (FEM-CUT/SP) estão em intensa agenda de mobilização nas portas das fábricas para tratar da Campanha Salarial 2023. As assembleias foram realizadas pelos Sindicatos dos Metalúrgicos do ABC, Bauru, Itaquaquecetuba, Itu, Matão, Pindamonhangaba, Salto, São Carlos, Sorocaba e Taubaté

Até o momento, as propostas das bancadas patronais não contemplam as reivindicações da categoria. Os metalúrgicos cobram reajuste que cubra todas as perdas com a inflação e aumento real nos salários. Desde setembro de 2022, os trabalhadores tiveram 4,06% de desvalorização salarial, considerando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Além disso, a pauta de reivindicação aprovada pelos trabalhadores cobra valorização dos pisos salariais; valorização das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), redução da jornada sem redução de salário e redução dos juros. A Campanha Salarial 2023 tem como slogan “A Luta Continua pela Reconstrução dos Direitos, dos Salários e da Democracia”.

O presidente da FEM-CUT/SP, Erick Silva, destaca a importância da categoria para avanços na Campanha Salarial 2023. “Sabemos da resistência dos patrões em aceitar o que reivindicamos, que é nosso direito. Por isso, é fundamental a união e mobilização de cada trabalhador e cada trabalhadora. Juntos, temos a força necessária para mostrar nas mesas de negociações que não vamos arredar o pé e não vamos aceitar menos que merecemos”.

Fonte: CNMCUT