Mais de 40 vigilantes garantem proteção às escolas e CMEIs

28/07/2023

Em ação inédita no município, vigilantes iniciam serviço de segurança escolar, trazendo tranquilidade para pais, educadores e alunos durante o período escolar

Em uma iniciativa inédita na história do município, a segurança nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) em Fazenda Rio Grande recebeu um importante reforço. Na segunda-feira (24/07), teve início o serviço de segurança escolar, com a presença de mais de 40 vigilantes dedicados a zelar pela proteção das crianças da rede municipal de ensino.

A medida foi celebrada com a assinatura da ordem de serviço pelo prefeito Marco Marcondes, realizada na sede da Secretaria de Educação. A ação é uma continuação do trabalho que vinha sendo executado pela Guarda Municipal nos últimos meses, porém, agora, conta com profissionais dedicados exclusivamente à segurança das unidades educacionais.

No primeiro dia de trabalho, os vigilantes visitaram as escolas e CMEIs, familiarizaram-se com as características de cada unidade e receberam orientações detalhadas sobre suas responsabilidades. Além disso, foram apresentados aos servidores que atuam nas escolas, estabelecendo um ambiente de cooperação em prol da segurança escolar.

Para os pais, essa medida traz um sentimento de alívio e confiança. Rosana Santos, mãe da Helena, de sete anos, expressou seu contentamento com a contratação dos vigilantes, afirmando: "Estava muito apreensiva, agora mais tranquila, saber que tem alguém dando segurança é muito bom".

A diretora da Escola Municipal 26 de Janeiro, Andreia Guilen, destacou a tranquilidade que a presença dos vigilantes trouxe para a comunidade escolar:

“A comunidade estava muito ansiosa em relação à contratação deles e felizmente deu tudo certo. No primeiro dia, apresentamos a vigilante, falamos sobre a escola e a importância de estarem atentos durante a recreação e na educação física, momentos que as crianças estão fora das salas de aula”.

A vigilante Cristiane Peters, mora em Fazenda Rio Grande e gosta de estar com crianças. “Foi uma bênção esse trabalho, pois estou próxima de casa e adoro cuidar e estar junto às crianças, esse primeiro dia está proveitoso e os pais podem ficar tranquilos, pois estaremos cuidando”.

Na opinião de Luciana Lopes, da área de Gestão da Secretaria de Educação, essa nova fase era muito esperada. “Os pais sempre perguntavam sobre essa questão da segurança e agora está sendo colocada em prática, eles (vigilantes) estão conhecendo as escolas, as características de cada unidade para executar um bom trabalho”.

Os pais que têm filhos na Escola Municipal Carlos Eduardo Nichele, no bairro Santa Terezinha, também se sentem mais seguros. A diretora Gislaine Bruna disse que muitos pais e mães perguntavam sobre a chegada da segurança. “Agora teremos mais tranquilidade dentro da comunidade escolar, esse serviço de segurança era muito esperado”.

A empresa responsável pela segurança nas escolas é a WRos. O diretor da empresa, Léo Moraes, falou que os funcionários foram treinados, passaram por diversas provas e que reúnem as melhores condições para atuarem na área. “Todos estão preparados para atuarem nas escolas junto às crianças e isso é fundamental”, comentou.

Rosa Lima, 38 anos, mãe do pequeno Renan, de dez anos, está mais tranquila. Além do filho, ela também leva outras crianças para a E.M. 26 de Janeiro. “Estava esperando por isso, foi muito boa a contratação e deixa todas nós mais seguras”, avaliou.

A expectativa também era boa junto aos profissionais Hudson Vieira e Edna Mendes, que começaram o trabalho ainda na segunda-feira. “Tenho certeza que será um trabalho muito bom com as crianças”, avaliou. “Vou dar o melhor para cuidar das crianças como se fossem filhas minhas”, concluiu.

Por Prefeitura de Fazenda Rio Grande