PF fecha cinco empresas clandestinas de segurança privada no AM

22/08/2023

Operação, intitulada "Segurança Legal VII", ocorreu em todo o país.

A Polícia Federal fechou, nesta quinta-feira (17), cinco empresas de segurança clandestinas no Amazonas, sendo três em Manaus e duas em Tabatinga, no interior do estado. A operação, intitulada "Segurança Legal VII", ocorreu em todo o país.

Cerca de 502 policiais federais realizam fiscalização de combate a empresas clandestinas de segurança privada. Em todo o país, foram fiscalizados 449 estabelecimentos, entre casas noturnas, comércios, condomínios e outros.

Segundo a PF, a contratação de serviços clandestinos de segurança privada coloca em risco a integridade física de pessoas e o patrimônio dos contratantes, já que os "seguranças" clandestinos não se submetem ao controle da Polícia Federal quanto aos seus antecedentes criminais, formação, aptidão física e psicológica.

Além disso, as empresas clandestinas não observam os requisitos mínimos de funcionamento previstos na legislação. No Brasil, somente empresas de segurança privada autorizadas pela Polícia Federal podem prestar serviços e contratar vigilantes.