Sargento que matou colegas com tiros de fuzil fez 13 disparos em base da PM em Salto

19/05/2023
Corpos do sargento Roberto da Silva e do capitão Josias Justi foram enterrados nesta terça-feira (16), em Sorocaba (SP). Atirador se entregou e foi detido; motivação do crime é desconhecida.

O sargento que matou dois colegas com um fuzil na 3ª Companhia da Polícia Militar em Salto (SP), por volta das 9h de segunda-feira (15), fez 13 disparos no local, conforme apurado pela TV TEM. Não há informações sobre quantos tiros atingiram cada uma das vítimas, que morreram no local.

Os corpos do sargento Roberto Aparecido da Silva e do capitão Josias Justi da Conceição Junior, comandante da PM em Salto, foram enterrados na manhã desta terça-feira (16), no Cemitério Pax, em Sorocaba (SP).

Josias, de 39 anos, era casado e tinha dois filhos, de cinco e três anos. Já Roberto, de 52 anos, deixou a esposa e três filhos, de 29, 18 e 15 anos.

Quem são os policiais mortos a tiros por colega em Salto

Capitão Josias Justi (à esquerda) e sargento Roberto da Silva foram mortos a tiros por colega na base da Polícia Militar em Salto (SP)

Vários policiais da região foram até o velório e o enterro para se despedir dos colegas. O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, o prefeito de Salto, Laerte Sonsin Júnior, e outras autoridades também participaram da cerimônia. A Prefeitura de Salto decretou luto oficial por três dias.

À TV TEM, Derrite disse que conhecia pessoalmente as duas vítimas e que foi amigo próximo de Josias, pois os dois estudaram juntos na Academia do Barro Branco. O atual secretário, que é de Sorocaba, pegava carona com Josias para ir às aulas em São Paulo.

Derrite também informou que aguarda os laudos da Perícia Científica para dar andamento às investigações, e reforçou que a Polícia Militar tem à disposição atendimentos psicológicos pelos CACS e NAPS. Quatro psicólogos estiveram nos velórios para atuar junto às famílias das vítimas.

Atirador se entregou

Logo após a tragédia, o atirador se entregou e foi detido. Na madrugada desta terça-feira, ele foi levado para o Presídio Militar Romão Gomes, em São Paulo, e deve passar por audiência de custódia na quarta-feira (17). A motivação do crime é desconhecida.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que a corregedoria da corporação acompanha a investigação do crime para esclarecer o caso.

"É com extremo pesar que a Polícia Militar informa que nesta segunda-feira (15), por volta das 9h, dois policiais militares foram atingidos por disparos de arma de fogo efetuados por um Sargento da Instituição por razões ainda a serem esclarecidas. O crime ocorreu nas dependências da 3ª Companhia do 50º Batalhão de Polícia Militar do Interior (50º BPM/I), situada na cidade de Salto. Infelizmente, as vítimas entraram em óbito. Todas as providências de Polícia Judiciária Militar estão em andamento neste momento e a Corregedoria da Instituição acompanha as apurações", completa a pasta.