Governo de SP contrata mil seguranças privados para escolas estaduais

28/10/2023

A ação tem como objetivo reforçar a proteção nas unidades escolares; Somente neste ano, já ocorreram dois ataques fatais em São Paulo

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) anunciou, nesta quarta-feira (25), a contratação de mil seguranças privados para atuarem nas escolas estaduais da capital, interior e litoral paulista. Os primeiros 774 vigilantes já começam a trabalhar até o fim desta semana.

O governo de São Paulo deve investir cerca de R$ 70 milhões anualmente nesse projeto. Inicialmente, 774 profissionais vão passar a atuar em 774 escolas. Na região administrativa do ABC, o trabalho começou na segunda-feira (23). A licitação segue em andamento para a contratação dos outros 226 profissionais.

Os seguranças atuarão dentro das unidades escolares, em uma jornada de 44 horas semanais. Para alocação dos vigilantes, as escolas foram selecionadas pelas 91 Diretorias Regionais de Ensino com base em critérios como vulnerabilidade da comunidade e convivência no ambiente escolar.

A ação tem como objetivo fortalecer a segurança nas escolas, após os dois casos fatais de violência que ocorreram em 2023.

Entre eles, está o ataque a tiros que um jovem de 16 anos realizou, nesta segunda (25), na Escola Estadual Sapopemba, localizada na Zona Leste de São Paulo. Com o atentado, uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas.

Além disso, no dia 27 de março deste ano, uma professora de 71 anos morreu e quatro pessoas ficaram feridas após serem atacadas com faca por um aluno do oitavo ano da Escola Estadual Thomazia Montoro, na Zona Oeste de São Paulo.

Fonte: Cultura.uol