Presidente do Sindicato entrega manifesto a vereadores contra PL de Guti que desobriga portas giratórias nas agências de Guarulhos

23/04/2023

O presidente do Sindicato dos Bancários de Guarulhos e Região, Wanderley Ramazzini, e o ex-vereador bancário e diretor do Sindicato, José Luiz Ferreira Guimarães, estiveram na Câmara Municipal de Guarulhos nesta quarta, dia 12, para entregar um manifesto contra o Projeto de Lei nº3.305/2022 (PL), de autoria do prefeito Guti, que desobriga que os bancos da cidade tenham portas de segurança giratória ou automatizadas para acesso. A proposta é um retrocesso no que diz respeito à segurança de clientes, bancárias, vigilantes e vai contra à lei 7.720/2019, de autoria de José Luiz, responsável por proporcionar maior segurança para as pessoas que circulam pelas agências diariamente.

“Retirar as portas é um retrocesso, uma ingerência no que diz respeito à segurança dentro dos bancos. Nós queremos discutir esse absurdo com o prefeito Guti, pois não há argumentos que sustentem a retirada das portas, uma vez que o Sindicato e a Fenaban possuem acordo coletivo e a cláusula 88 trata exatamente da segurança bancária nas agências de forma bipartite. Continuaremos nossa batalha contra esse absurdo que serve apenas aos banqueiros, não aceitaremos o risco que o prefeito tenta impor à categoria”, esclareceu o presidente da instituição.

O que diz a lei 7.720/2019?

A Lei 7.720/2019 está em vigor desde maio de 2019 e obriga que agências bancárias da cidade de Guarulhos tenham dispositivos e postos bancários que garantam a segurança de clientes, categoria e vigilantes.

Entre outros destaques, a diz que cada unidade de atendimento deve dispor de porta eletrônica de segurança, vidros laminados e resistentes ao impacto de projéteis de armas de fogo de grosso calibre nas portas de entrada, janelas e fachadas, monitoramento externo do sistema de segurança e, inclusive, a utilização de escudo blindado, cadeira e colete a prova de balas para elevar a segurança dos vigilantes. “Nosso projeto é uma conquista histórica e retirar qualquer item de segurança de uma agência bancária beira o absurdo, pois são esses itens que garantem o bem-estar de todos os que precisam estar ali”, esclareceu José Luiz, ex-vereador e autor da Lei.

Fonte: Sindicato dos Bancarios de Guarulhos