Sindicato dos Vigilantes de Sorocaba

Sindicato dos Vigilantes de Sorocaba e Região

Por que está chovendo muito em Sorocaba? Meteorologista explica fenômeno que atinge interior de SP

14/02/2023

Segundo a meteorologista Helena Turon Balbino, a explicação para essa previsão de chuva é o período La Niña prolongado, que está indo e voltando desde 2021.

O mês de fevereiro tem sido atípico no quesito chuva. Até domingo (12), Sorocaba (SP) registrou o maior volume de chuvas dos últimos 10 anos no acumulado do segundo mês do ano.
 
Com isso, é natural que o morador se questione se existe alguma explicação para a quantidade expressiva de chuva na região. Por isso, o g1 conversou com a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Helena Turon Balbino, que deu detalhes sobre o fenômeno que atinge o interior de São Paulo.
 
Segundo Helena, a explicação para essa previsão de chuva é o período La Niña prolongado, que está indo e voltando desde 2021. O La Ninã seria o resfriamento das águas superficiais no oceano Pacifico Equatorial.
 
"No sul do Brasil e em grande parte de São Paulo, o La Niña auxilia a promover chuvas irregulares, períodos secos, sem chuvas, intercalados com chuvas fortes. No nordeste da Argentina é um período quente e seco. No leste de São Paulo há também a circulação de brisa marítima. O ar relativamente mais frio e úmido (de sudeste e leste) vem do litoral, ganha forte movimento ascendente na Serra do Mar e segue convergindo com a acentuada rugosidade das cidades, causando fortes pancadas de chuva no período da tarde quando o aquecimento diurno é maior", explica.
 
 
A meteorologista ainda explica que entre o final da primavera e em todo o verão se forma um canal de umidade, causador de chuva especialmente no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil.
 
"Um corredor de nuvens, formado por ventos superficiais vindos de leste, do Atlântico equatorial, passam pela região amazônica, sobre a floresta que respira e transpira. Portanto, trazem calor e umidade. Defletem para o Centro-Oeste, as cidades no Sudeste, até ao litoral adjacente. O calor e a umidade formam nuvens com grande desenvolvimento vertical, que promovem tempestades (raios, trovões, chuva forte, fortes rajadas de vento, granizo e até tornados)."
 
Essas condições, segundo a especialista, são típicas do verão na região tropical, porque ganham a energia potencial para o desenvolvimento a partir do calor sensível e latente.
 
Previsão do tempo
 
Relacionado a previsão das temperaturas nesses próximos dias em Sorocaba (SP), até sexta-feira (17), as temperaturas continuam elevadas, na faixa dos 30°C, com pancadas de chuva à tarde.
 
No sábado (18) de Carnaval, uma frente-fria chega à região e as temperaturas diminuem sensivelmente a partir da tarde. No domingo (19), o dia estará nublado com chuva fraca e isolada, com temperaturas amenas. De segunda-feira até domingo, são esperados de 60 a 100 milímetros de chuva.
 
Nos dias 20 e 21 de fevereiro, as temperaturas continuam amenas, com muitas nuvens e chuvas isoladas. A partir de quarta-feira (22), as temperaturas voltam a se elevar, com pancadas de chuva durante a tarde.

G1 Sorocaba

OUTRAS NOTÍCIAS (ver todas)