Vereador quer vigilante armado em todas as escolas municipais de Curitiba

08/10/2023

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), um projeto de lei que pretende criar a Política Pública de Vigilância Privada Armada no Sistema Municipal de Ensino. O autor é o vereador Rodrigo Reis (União), que vê na segurança armada uma forma de coibir em Curitiba ataques a escolas semelhantes àqueles que têm acontecido em outras cidades do país.

“Ataques a instituições de ensino em Blumenau [SC], São Paulo [SP] e em Cambé, no Norte do Paraná, somam-se a uma extensa lista de ataques a escolas nos últimos anos. Elas fazem de 2023 o ano que mais registrou episódios de violência, com sete ataques”, justifica Rodrigo Reis. O projeto de lei cria diversos dispositivos que pretendem levar mais segurança às escolas.

Rodrigo Reis quer que todas as escolas municipais de Curitiba tenham a presença de pelo menos um vigilante, portando arma de fogo durante o período escolar. A instituição de ensino que julgar ser necessário ter mais de um vigilante deverá informar dados de violência e vulnerabilidade da localidade para a Secretaria Municipal da Educação (SME) que justifique esse pedido. “Atualmente o contingente da Guarda Municipal não é suficiente para atender as escolas”, explica o vereador. (CMC)

Fonte: Jornal Contraponto