Vereadores questionam eficiência dos serviços essenciais e de emergência

12/11/2023

Uma série de requerimentos apresentados pelos vereadores de Sorocaba na última semana colocou em evidência a necessidade de melhorias em serviços essenciais da cidade, como saúde, fornecimento de energia e manutenção urbana. Alguns desses requerimentos refletem o impacto causado pelo forte vendaval do dia 3 de novembro, que resultou em quedas de árvore e interrupção de energia. Outros questionam problemas apontados por munícipes na rede municipal de saúde.

O vereador Luís Santos (Republicanos) abriu a série de questionamentos ao Executivo Municipal com um requerimento que foca em questões de infraestrutura, mais precisamente na preparação e resposta da cidade a blackouts decorrentes de desastres naturais. Santos requisitou informações sobre as estratégias adotadas pela Prefeitura e pela empresa CPFL Piratininga -- responsável pela distribuição de eletricidade no município -- para minimizar os efeitos desses eventos, com ênfase na rápida restauração do fornecimento de energia e na redução de prejuízos para a população.

Em seguida, Caio Oliveira (Republicanos) trouxe à tona as questões que envolvem a queda de árvores na cidade. O parlamentar questionou sobre a existência de legislação para indenizar cidadãos afetados por esses incidentes e pediu dados sobre o número de quedas nos últimos anos. Ele também questionou o processo para indenização de danos materiais causados por quedas de árvores em áreas públicas e o tempo de resposta para pedidos de poda ou corte.

Ítalo Moreira (sem partido) apresentou um requerimento voltado para a área da saúde, especificamente sobre as filas de espera para dois tipos de exames médicos: campimetria -- mede a percepção visual central e periférica -- e teste ergométrico. Moreira pede esclarecimentos detalhados, como o número de pacientes aguardando esses exames e o tempo médio de espera. Justificando, ele disse que busca dados concretos para entender e aprimorar a eficiência dos serviços de saúde do município.

Em um segundo questionamento do vereador, o foco é a eficiência do serviço municipal para atender a pedidos de poda e supressão de árvores. Moreira busca informações sobre o orçamento destinado à manutenção de árvores, o plano de contingência para eventos climáticos extremos e a capacidade de resposta do serviço de emergência em situações adversas.

Péricles Régis (Podemos), por sua vez, questiona a indisponibilidade de um site eficiente para a saúde pública. Segundo ele, o site responsável por informar os estoques de medicamentos das unidades de saúde está inacessível, prejudicando tanto os médicos na prescrição de tratamentos quanto os cidadãos de baixa renda que dependem desses medicamentos. Régis exige uma explicação para a falha e uma previsão de quando o serviço será restabelecido.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul