Grupo roubou duas pessoas antes de matar vigilante durante assalto em Campinas

14/09/2023

Paulo Roberto Batista Duarte, de 50 anos, teve a moto roubada por cinco criminosos. Ação foi registrada por câmeras de segurança.

O grupo que participou do assassinato de um vigilante, baleado durante um assalto no Parque Montreal, em Campinas (SP), no domingo (10), roubou duas pessoas antes do abordar a vítima, de acordo com a Polícia Civil. A suspeita é que pelo menos cinco homens participaram da ação. Um criminoso foi preso e dois adolescentes chegaram a ser levados à delegacia, mas acabaram liberados.

O grupo abordou um motociclista e o motorista de uma Fiat Fiorino antes de anunciar o assalto ao vigilante, que conduzia uma mota nova, sem placas. Imagens de circuito de segurança obtidas pela EPTV, afiliada da TV Globo, mostram a ação.

Paulo Roberto Batista Duarte, de 50 anos, foi baleado, dirigiu por alguns metros e caiu. O vídeo ainda mostra o momento em que o vigilante não consegue mais dirigir e cai no chão. Os cinco suspeitos passam por ele em alta velocidade. Depois, eles retornam, levantam a motocicleta da vítima, e fogem em seguida.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi até o local para fazer o atendimento, mas Paulo Roberto não resistiu aos ferimentos. O motociclista abordado momentos antes pelos criminosos conversou com a EPTV. Ele teve a moto roubada e presenciou o momento que o vigilante foi baleado.

"Me xingaram, me ameaçaram, falaram que iam me matar se eu estivesse com uma câmera no capacete. E nisso a outra moto [do vigilante] estava vindo de frente, aí eles também tentaram roubar, mas ele não parou a moto e eles atiraram. Eu já tinha sido assaltado nesse mesmo lugar há dois anos", explicou a vítima, que não quis se identificar.

Dois suspeitos foram perseguidos pela Polícia Militar na moto da vítima e se acidentaram no Jardim Aeroporto de Viracopos. Eles bateram contra um veículo e fugiram, conforme apuração da EPTV.

A Polícia Militar continuou as buscas e, na noite deste domingo, confirmou a prisão de um homem, que foi levado para a Delegacia de Investigações Gerais (DIG). A moto do vigilante e a roubada antes do latrocínio foram recuperadas. Não há informações sobre o velório e sepultamento da vítima.