Protesto contra sindicato de motoristas de ônibus bloqueia avenida na Zona Leste de SP

31/08/2023

Grupo de funcionários de empresa de ônibus é contrário ao sindicato e colocou ônibus articulado atravessado na Avenida Ragueb Chohfi. Trânsito no local ficou intenso e inúmeros passageiros ficaram sem conseguir se locomover na região.

Um ônibus articulado foi colocado atravessado na Avenida Ragueb Chohfi, próximo ao cruzamento com a Avenida Jacu Pêssego, na Zona Leste de São Paulo, durante disputa entre sindicalistas na manhã desta terça-feira (29). O veículo bloqueou os dois sentidos da via das 5h até 7h30.

Segundo a reportagem da TV Globo apurou, a ação fez parte de um grupo de funcionários que é contrário às medidas do sindicato de motoristas, que está em negociação para campanha salarial de motoristas e cobradores, tentando chegar em acordo para reajuste salarial, PLR e outros benefícios.

Eles impediram a saída de ônibus nas Viações Sambaíba e Metrópole Paulista por volta das 5h, e tentaram atear fogo em um veículo na garagem da Viação Sambaíba, que fica na Vila Nilo, Zona Norte.

Em nota, a direção do sindicato afirmou que a ação foi orquestrada por um grupo de oposição e que "repudia veementemente a ação de vândalos, que impediram a saída dos ônibus nas Viações Sambaíba e Metrópole Paulista na manhã de (29)".

"Não temos qualquer relação com tais ações, que estamos em conversas com o patronal na Campanha Salarial deste ano. Colocamo-nos à disposição dos órgãos de segurança para providências e punição aos vândalos".

Em nota, a SPTrans disse que também "repudia os atos de vandalismo praticados em veículos de duas garagens da concessionária Sambaíba e que ocasionaram atrasos na operação das linhas da garagem localizada na Vila Sabrina, prejudicando a população entre 5h05 e 5h40 desta terça-feira (29/8)".

"Os ônibus avariados foram removidos e a operação está sendo normalizada gradativamente. A concessionária foi autuada automaticamente pelas viagens que não foram realizadas".

Conforme a SPTrans, as linhas afetadas atendem a Zona Norte com direção ao Centro e os bairros como Santana, Tucuruvi, Tremembé, Mandaqui e Jaçanã.

Também houve prejuízo à operação das linhas que circulam na Avenida Ragueb Chohfi, próximo ao cruzamento com a Avenida Jacu Pêssego, na Zona Leste, após o ônibus ter sido colocado atravessado.