Metroviários de SP poderão greve para o dia 15 contra privatização do Metrô e CPTM

13/08/2023

Categoria luta contra privatização de todas as linhas do Metrô e da CPTM, pretendia pelo governador Tarcísio de Freitas. Assembleia será realizada nesta segunda, às 18h30 para deliberar sobre a paralisação

A categoria metroviária de São Paulo poderá entrar em greve na próxima terça-feira (15) para garantir atendimento de qualidade à população. A luta é contra a terceirização da Linha 15 do Monotrilho e contra a privatização de todas as linhas do Metrô e da CPTM, pretendida pelo governador Tarcísio de Freitas.

Motivos da mobilização, Tarcísio quer entregar a manutenção da Linha 15 à iniciativa privada e privatizar todas as linhas do Metrô e da CPTM, precarizando os serviços.

“A privatização das Linhas 8 e 9 já mostrou que só os empresários ganharam. Os passageiros são prejudicados constantemente, com atrasos, falhas e graves acidente(…)um serviço tão importante não pode ficar nas mãos de empresas que só visam o lucro. Se se isso se concretizar, a segurança dos passageiros e funcionários estará em risco”, reforça comunicado do sindicato.

Assembleia

Trabalhadores e trabalhadoras da categoria estão sendo convocados a participar da assembleia a ser realizada na próxima segunda-feira (14), a partir das 18h30, na sede do Sindicato dos Metroviários de SP, na Rua Serra do Japi, n° 16, no Tatuapé, em São Paulo

A assembleia será transmitida pelas redes sociais e trabalhadores poderão, também de foram on-line, votar sobre as deliberações. Veja abaixo:

Para assistir a assembleia on-line, acesse as redes: Facebook ou YouTube do Sindicato

Saiba quais são os motivos para DIZER NÃO à privatização do Metrô, da CPTM e da SABESP

Em reportagem especial, o Sindicato dos Metroviários elencou razões para lutar contra a privatização não somente do Metrô e da CPTM, mas também da Sabesp, outra companhia na mira do governador Tarcisio de Freitas. Leia abaixo:

SE PRIVATIZAR A TARIFA VAI AUMENTAR

Isso aconteceu em todos os lugares que tiveram trens e metrôs privatizados. No Rio de Janeiro, com a privatização da Supervia (trem do Rio), a população passou a pagar a tarifa mais cara do Brasil, no valor de R$ 7,40.

Em Belo Horizonte (MG) foi a mesma coisa. O leilão ocorreu em dezembro de 2022 e, em julho deste ano, a tarifa aumentou para R$ 5,30.

SE PRIVATIZAR, A QUALIDADE E A SEGURANÇA DO SERVIÇO VAI PIORAR

As linhas privatizadas registram o TRIPLO de falhas. Quem é usuário das linhas 8 e 9 da Via Mobilidade sabe disso. E quem não é, pode acompanhar pelas notícias. Todo dia tem falhas, lentidão e descarrilamentos. Esses acidentes colocam em risco a vida da população e dos trabalhadores.

A PRIVATIZAÇÃO É A ENTREGA DO DINHEIRO PÚBLICO PARA AS EMPRESAS PRIVADAS

As linhas privatizadas recebem mais dinheiro público que os metrôs e os trens estatais.

A tarifa pública é R$ 4,40, porém, a Via Quatro recebe R$ 6,32 por passageiro transportado. Esse dinheiro vem das tarifas que entram nas empresas públicas (Metrô e CPTM).

Isso acontece porque a distribuição tarifária entre todas as linhas de metrô e trem prioriza os recursos para as linhas privadas. Isso está previsto nos contratos de Parceria Público Privadas e de concessão.

Diferente dos discursos do governo Tarcísio, a privatização significa mais gasto do Estado e ineficiência. E pior, você vai pagar essa conta.

A privatização não é boa nem para os passageiros e nem para os trabalhadores do Metrô e CPTM. Ela é boa apenas para os empresários e acionistas do transporte, que nunca andaram de metrô ou trem na vida.

Por que a privatização da Sabesp será ruim para São Paulo?

Tarcísio de Freitas quer vender a Sabesp, maior empresa de saneamento do país e da América Latina e que ocupa o terceiro lugar em prestação no serviço no mundo.

SE A SABESP FOR PRIVATIZADA, SUA CONTA DE ÁGUA VAI FICAR MAIS CARA

Confira a diferença:

Tarifa Social:

RIO DE JANEIRO – R$ 45,20 20% MAIS CARA que a de São Paulo

MANAUS – R$ 132,42 250% MAIS CARA que a de São Paulo

Tarifa Normal:

RIO DE JANEIRO – R$ 156,69 34% MAIS CARA que a de São Paulo

MANAUS – R$ 132,42 58% MAIS CARA que a de São Paulo

*Dados baseados no consumo de 14m³ de água, em uma residência com 4 pessoas que possui acesso à água e tratamento de esgoto.

BENEFÍCIOS QUE A SABESP ENTREGA PARA A CIDADE DE SÃO PAULO:

- Serviço de excelência reconhecido pelo mundo, com tarifas justas;

- Investe, anualmente, 13% de tudo que arrecada na ampliação e melhoria do atendimento de água e esgoto. Vale lembrar que a cidade de São Paulo é responsável por 46% da arrecadação da Sabesp;

- 7,5% de tudo que é faturado pela Sabesp é repassado para o Fundo Municipal de Saneamento (FMSAI). Somente em 2022, o Fundo acumulou cerca de R$ 640 milhões, recurso destinado para a regularização de comunidades e drenagem urbana.

Atendendo quem mais precisa

Outro diferencial da Sabesp em relação às privadas é a prática da Tarifa Vulnerável, uma modalidade que garante acesso de qualidade à água e esgoto para quem mais precisa. Lembrando que nem Rio de Janeiro e nem Manaus aplicam essa modalidade de tarifa.

Fonte: CUT