Lula diz que taxa de juros de 13,75% é uma irresponsabilidade do Banco Central

22/03/2023
Em entrevista exclusiva e ao vivo à TV 247, presidente reforçou as críticas a taxa de juros no dia em que o Copom se reúne para discutir a Selic e o povo vai as ruas pedir #JurosBaixosJá

No dia em que o Conselho de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) se reúne para discutir se mantém como está, baixa ou aumenta a taxa básica de juros (Selic), hoje em 13,75% ao ano, e a CUT, demais centrais e movimentos populares ocupam as ruas e as redes pedindo #JurosBaixosJá, o presidente Lula (PT) voltou a criticar o patamar da Selic.

Lula classificou a taxa como "absurda" e ‘uma irresponsabilidade do Banco Central”, em entrevista à TV 247 na manhã desta terça-feira (21).

"Em um momento que não existe crise de demanda, excesso de demanda, temos 33 milhões de pessoas passando fome, desemprego. Não há nenhuma razão, explicação, lógica. Só quem concorda com juros altos é o sistema financeiro", disse Lula.

Para Lula, o presidente do BC, Campos Neto, "não tem compromisso com a lei". "A lei que foi aprovada da autonomia [do Banco Central] diz que é preciso cuidar da responsabilidade da política monetária, mas também é preciso cuidar da inflação, do crescimento, coisa que ele não se importa."

"Vou continuar batendo, tentando brigar, para que a gente possa reduzir a taxa de juros para a economia voltar a ter investimento", disse Lula.

A decisão do Copom será divulgada nesta quarta-feira (21) no início da noite.

Fonte: CUT