Iperó passa a contar com sistema integrado de videomonitoramento em escolas e creches

08/10/2023

Segundo a prefeitura, a operação funciona 24h e conta com 128 câmeras

As 19 unidades escolares de Iperó já contam com um sistema de videomonitoramento. O Centro de Monitoramento Escolar (CME) opera 24 horas por dia e tem 128 câmaras disponíveis. Os itens passarão informações em tempo real a uma central instalada na Guarda Civil Municipal (GCM). Segundo a prefeitura, a medida, em funcionamento desde a terça-feira (3) tem como objetivo garantir a segurança dos alunos, profissionais das unidades, além de preservar o patrimônio público.

O investimento foi realizado pela Prefeitura, por meio das Secretaria de Governo e da Educação, Cultura e Esportes. "A nossa premissa é é utilizar a tecnologia para melhorar a vida das pessoas. Estamos utilizando o videomonitoramento para inibir ações de vandalismo e até mesmo inibir brigas de alunos nas saídas e entradas das escolas e, com isso, garantir a rotina e o bom funcionamento das nossas escolas”, destacou o prefeito Leonardo Folim.

“Nossa equipe acompanhará as imagens geradas em tempo real e, assim que visualizar qualquer movimento suspeito, seja contra o patrimônio público ou que represente ameaça à integridade das pessoas, será acionada uma viatura que estiver mais próxima do local para atender a ocorrência”, pontuou o comandante da GCM, Alexandre Domingues.

O executivo municipal informou, ainda, que as rondas escolares serão intensificadas e terão atendimento específico para tal.

Fonte: Jornal Cruzeiro do sul