Feriado da Proclamação da República altera alguns serviços em Sorocaba

12/11/2022

O feriado em comemoração à Proclamação da República, comemorado na terça-feira (15), vai alterar o atendimento de diversos serviços públicos já na segunda-feira (14). No Poupatempo, por exemplo, quem tiver alguma pendência e precisar comparecer presencialmente em algum posto do Estado terá que esperar até a quarta-feira. Os canais digitais seguem funcionando diariamente e conta com mais de 245 serviços como renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego e comprovante digital de vacinação contra a Covid-19, entre outros. Para ter acesso a esses serviços basta acessar o site, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento ou assistente virtual do Poupatempo, que atende no portal e no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

Quanto aos bancos, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que o serviço presencial nas agências bancárias para somente na terça. As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para todos clientes, bem como os canais digitais e remotos dos bancos (internet e mobile banking). As contas de consumo (água, energia, telefone, dentre outras) e os carnês com vencimento no dia 15 poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte.

O comércio da região central de Sorocaba também estará aberto na segunda-feira. De acordo com a Associação Comercial de Sorocaba (Acso), os lojistas devem abrir das 8h às 18h. Já na terça, alguns comércios podem abrir, porém devem seguir com as regras firmadas pela convenção coletiva da categoria.

Serviços municipais

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, os serviços que funcionam normalmente na segunda-feira, porém não terão atendimento da terça são: Mercado Municipal, aterro de inertes e os ecopontos. Já o Mercado Distrital e as feiras-livres não atenderão dia 14, porém abrem normalmente na terça.

Já os que não abrem em nenhum dos dois dias, retornando com os serviços apenas na quarta-feira são: Paço Municipal e unidades descentralizadoras, Casas do Cidadão, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Policlínica, Ônibus Rosa e Azul, Caps Infantil, Zoonoses e Vigilância Sanitária, Serviço de Assistência Municipal Especializada (Same), Procon Sorocaba, Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Espaço Empreendedor, Bibliotecas e Museus.

Os serviços que atendem em esquema de plantão em ambos os dias são: Urbes, Saae, Caps Ad e o Caps III. As Unidades de Pronto Atendimento Hospitalar (UPH) Éden, Norte, Leste e os Pronto Atendimento do Laranjeiras, Brigadeiro Tobias, Carandá, Sorocaba I, e Aparecidinha funcionam 24h sem nenhuma interrupção no atendimento.

Assim como os serviços de saúde, que não podem parar, os lugares que também não sofreram com mudança no horário de funcionamento tanto na segunda quanto na terça-feira são os cemitérios, coleta de lixo, Jardim Botânico, zoológico, centros esportivos e todos os parques da cidade.

Fonte: Jornal cruzeiro do sul