Bandidos rendem vigilante e roubam R$ 60 mil em bens de escola pública no DF

24/11/2022

Distrito Federal: Assaltantes levaram 10 aparelhos de tevê, computadores e fornos micro-ondas do colégio de Samambaia. Polícia Civil investiga o caso

Criminosos armados roubaram uma escola pública na zona rural de Samambaia e levaram cerca de R$ 60 mil em bens. Ao menos quatro assaltantes renderam o vigilante do colégio por volta das 2h de sexta-feira (18/11) e o trancaram na copa da instituição de ensino, segundo a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

O crime ocorreu na Escola Classe (EC) Guariroba, na DF-180. Os criminosos apontaram armas para a cabeça do funcionário, de 57 anos, amarraram as mãos dele com um cadarço de tênis e tiveram acesso a todas as salas do colégio.

O grupo teria entrado no estabelecimento de ensino pelo muro na parte de trás do colégio, sem que o vigilante percebesse. Depois de pegarem diversos objetos, fugiram em um carro.

Os assaltantes levaram dois computadores, além de 10 aparelhos de tevê e fornos micro-ondas. Depois, a polícia encontrou impressoras do colégio em um matagal próximo ao colégio.

Os bandidos roubaram, ainda, a máquina de costura de uma das servidoras da escola. O prejuízo estimado é de mais de R$ 60 mil.

O diretor do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) Samuel Fernandes comentou a situação: “É triste e lamentável. Levaram equipamentos eletrônicos, tevês, micro-ondas e computadores. A escola demorou anos para a aquisição de tudo isso e, hoje, vê-se praticamente sem nada”.

Para Samuel, falta segurança e policiamento nas proximidades da instituição de ensino. “Com apenas um vigilante e sem sistema de monitoramento eletrônico, a escola virou alvo fácil. Agora, precisa recuperar tudo o que foi levado”, acrescentou.

Acionada pela reportagem, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) confirmou o caso e informou que as aulas ficaram suspensas na sexta-feira (18/11), para preservação de eventuais vestígios deixados pelos criminosos e para trabalho da perícia.

Nesta segunda-feira (21/11), as atividades escolares voltaram ao normal. Há ocorrência registrada na 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia Norte), que investiga o caso.

Fonte: Metropoles