Aposentadoria especial dos vigilantes em andamento PLC 245/2019 Senado Federal

20/09/2022
O Sindsegur junto com a CNTV e demais sindicatos tem atuado fortemente na defesa da aposentadoria especial dos vigilantes patrimoniais.

Estivemos em Brasília no ano de 2019, juntos com sindicalistas do Brasil inteiro e à Confederação Nacional dos Vigilantes conseguimos reverter o fim da aposentadoria especial para os vigilantes. Porém, um novo inimigo surgiu nessa batalha, denunciamos há alguns meses atrás que o senador Esperidião Amin apresentou parecer ao PLC 245/2019.
Mais uma vez nossa entidade foi a luta, solicitamos a todos os vigilantes que ajudassem a cobrar o que foi acordado entre os trabalhadores, governo Bolsonaro e Senadores, tendo em vista que o que foi apresentado acabava com as nossas esperanças de aposentadoria especial.
Além disso, a diretoria do Sindsegur participou de diversas reuniões com a senadora, Zenaide Maia, o senador Paulo Paim e também com a assessoria de Jean Paul para reivindicar apoio contra o referido substitutivo.
Depois de muita mobilização e é claro, perto das eleições, o senador Esperidião Amin, relator do Projeto, REFEZ o seu relatório se baseando no Julgamento do Tema 1031, onde no Superior Tribunal de Justiça – STJ, fomos vitoriosos com a tese de que o vigilante tem direito a aposentadoria especial, independentemente de estar portando arma de fogo ou não.
Esta reviravolta foi muito importante e representa uma vitória muito grande rumo à conquista definitiva deste nosso direito. Ainda falta muito, mas estamos no caminho certo. A união e mobilização são instrumentos muito eficazes no nosso sucesso. Esperamos contar com todos. Tema 1209 – STF Já que estamos falando em mobilização e andamento da nossa aposentadoria especial, é importante informar aos colegas vigilantes sobre os próximos passos neste julgamento.
O Relator é o Ministro Kassio Nunes e isso representa uma preocupação já que o governo Bolsonaro é CONTRA a aposentadoria especial dos vigilantes brasileiros. Nosso pedido é justo! Não é regalia! O processo está concluso para julgamento do relator, precisamos aguardar.
Mas, não quietos, aceitando o que pode vir pela frente, mais uma vez temos que nos mobilizar e apresentar ao Ministro Relator o quanto esta aposentadoria especial é uma questão de justiça para um trabalho tão perigoso e penoso quanto o nosso.

FONTE: SINDSEGUR RN