Quadrilha de roubo a joalherias identificada pela Polícia Civil de Campinas tem relação com crimes em ao menos 6 cidades de SP

11/08/2022

Ocorrências em São Paulo, Guarulhos, Ribeirão Preto, Sorocaba, Taubaté e Campinas têm núcleo criminoso comum nos roubos praticados em shoppings no último ano. Operação realizada nesta quinta (11) prendeu jovem de 20 anos.

Policiais civis da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Campinas (SP) encontraram relação entre a quadrilha presa pelo assalto ao shopping Parque D. Pedro e outros roubos a joalherias em ao menos outras cinco cidades do estado de São Paulo. A apuração foi divulgada nesta quinta-feira (11), em meio à operação que cumpriu 16 mandados de busca e prisão, e terminou com um detido.

Os crimes relacionados começaram a ocorrer em agosto do ano passado, segundo o que se sabe até agora. Os últimos foram na capital paulista, dia 1º de agosto, e em Taubaté, uma semana depois.

Roubos a joalherias que têm relação com caso em Campinas

27 de agosto de 2021: Ribeirão Preto

Ao menos 20 pessoas são investigadas por participação nos crimes, sendo que quatro foram presas pelo assalto em Campinas, três estão foragidas e uma morreu. Um dos foragidos estava ao menos nos últimos dois roubos da lista. Ele chegou a ser preso em flagrante no dia 1 de agosto, mas foi solto na audiência de custódia e, agora, é procurado.

"Identificamos autores, oito ou nove além desses [já presos no caso de Campinas]. Atuaram em outros roubos a joalherias do estado. Vamos fazer cópias dos laudos e encaminhar às outras delegacias para que os presos lá sejam responsabilizados por esse de Campinas. Vão responder por mais quatro ou cinco no mínimo praticados no estado de São Paulo", afirmou o delegado responsável pela apuração na DIG, Fernando Sanches.

Segundo a DIG, homens e mulheres integram a quadrilha, divididos entre quem já foi identificado e quem planeja e executa os crimos nos shoppings e joalherias do estado.

A perícia feita no telefone celular do homem de 42 anos que foi baleado durante a ação no shopping Parque D. Pedro em Campinas encontrou vídeos feitos em shoppings antes das datas dos roubos. Os policiais verificaram que seriam os casos ocorridos em Ribeirão Preto e Sorocaba.

Na operação da Polícia Civil da última terça (9), realizada também na região do bairro Americanópolis - destino alvo da ação desta quinta - por causa do roubo em Taubaté, foi confirmada a ação de parte do mesmo grupo criminoso que atuou em Campinas. Relógios, correntes, anéis, joias e uma arma foram encontrados.

"Pelo que angariamos, o núcleo da quadrilha é o mesmo. E o restante, que auxilia, varia. Prende um, e eles repõem, e tem o núcleo de três ou quatro que são os mesmos. Acredito que essa associação criminosa tenha sofrido um baque bem grande nos últimos dias",  afirmou Sanches.

Identificados por câmeras e celulares

Os suspeitos com mandados de prisão expedidos pela Justiça foram identificados em imagens de câmera de segurança e de celulares feitas no dia do crime, disse o delegado de Campinas Fernando Sanches.

Nesta quinta, um foi localizado em Americanópolis e levado algemado para a DIG da cidade

"Diversas outras pessoas continuam sendo investigados, que foram encontradas em telefones apreendidos, e principalmente em um grupo criado para a ação em Campinas, além das diligências que mostram mais pessoas envolvidas", disse a Polícia Civil.

Atuaram na operação conduzida por Campinas policiais da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), do Grupo de Operações Especiais (GOE) e da 1ª DIG.

Fonte: G1 Sorocaba