Grupo faz vigilante refém e invade subestação da CPFL em Sumaré

07/08/2022

Criminosos roubaram colete à prova de balas, munições e revólver do segurança. Eles também levaram caminhões, cabos elétricos, refletores, geladeira, microondas, impressora, celular e um cofre da empresa.

Uma subestação de energia elétrica da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) foi invadida e roubada, na madrugada de quarta-feira (3), no bairro Jardim Lúcia, em Sumaré (SP). De acordo com a Polícia Civil, 15 pessoas participaram da ação. O grupo fez um vigilante refém, levou 20 uniformes da empresa, colete à prova de balas e dois caminhões, além de outros itens. Ninguém foi preso.

As informações são da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) e da Polícia Civil. Os policiais militares chegaram na subsestação e encontraram o representante da empresa, um homem de 62 anos, que disse não ter encontrado o vigilante no posto de trabalho. Os pertences dele estavam no chão.

De acordo com a SSP, os criminosos obrigaram o segurança, que tem 48 anos, a ficar em uma área de mata por meia hora. Ele fugiu em direção à rua e informou aos policiais que os assaltantes armados o renderam quando ele estava chegando ao trabalho.

Sob ameaças de morte, o vigilante foi obrigado a colaborar com os criminosos, que se comunicavam via rádio. Segundo a vítima, os ladrões sabiam que o colete à prova de balas e a arma do segurança estavam dentro do cofre da subestação.

Além dos caminhões, uniforme e coletes, o grupo ainda roubou 12 munições e o revólver calibre 38 do vigilante, cabos elétricos, refletores, geladeira, microondas, impressora, celular, carregador e um cofre da empresa.

Foram solicitados exames periciais ao Instituto de Criminalística (IC) e ao Instituto Médico Legal (IML). O caso foi registrado como roubo a estabelecimento no Plantão da Delegacia de Sumaré.

O que diz a CPFL

Em nota, a CPFL informou ter ciência dos fatos e estar à disposição das autoridades competentes para esclarecimentos necessários.

Por conta do roubo dos uniformes, a empresa também informou, em nota, que os funcionários que prestam serviços sempre comparecem devidamente identificados com crachás, uniformes, veículo com identificação da empresa e com ordem de serviço para a execução da atividade.

Caso o cliente ainda tenha dúvidas se o prestador é realmente funcionário da CPFL, ele pode entrar em contato por meio dos canais de atendimento, um deles sendo o número 0800 010 1010 e informar o número da nota de serviços e confirmar a autentidade da emsma com o atendente.

Caso não seja possível realizar a confirmação no momento, a orientação da empresa é de que o cliente não permita a execução do serviço e não assine ou entregue qualquer documento.

Fonte:G1.globo